Situação de Emergência em Rio Grande do Sul Devido às Chuvas
O estado do Rio Grande do Sul enfrenta uma situação crítica após recentes precipitações intensas. Em decorrência desses eventos, o Grêmio deveria receber o Criciúma, enquanto o Inter tinha uma partida agendada contra o Cruzeiro. O Juventude encontraria o Atlético-GO em Caxias do Sul. No entanto, todos esses jogos do Campeonato Brasileiro envolvendo equipes gaúchas foram adiados até a próxima segunda-feira. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tomou essa medida em resposta à grave crise causada pelas chuvas, que afetaram mais de 100 cidades com adversidades climáticas severas.
Detalhes dos Jogos Afectados
Segundo informações do portal ‘Globo Esporte’, o Internacional tinha programado seu jogo contra o Cruzeiro para sábado, às 21h, no Mineirão. O Grêmio receberia o Criciúma no domingo, às 16h, em sua Arena. Por sua vez, o Juventude teria seu confronto com o Atlético-GO na segunda-feira, às 20h, no estádio Alfredo Jaconi. A CBF decidiu pelo adiamento como uma medida de força maior.
Antes deste anúncio, a CBF já havia postergado um jogo da terceira fase da Copa do Brasil entre Internacional e Juventude, previsto para quarta-feira, às 21h30, no Beira-Rio. Esta política de adiamento se estende a todas as divisões do futebol brasileiro que teriam partidas no Rio Grande do Sul. Na Série C, por exemplo, estavam programados os jogos entre São José e Volta Redonda, além de Ypiranga contra Náutico, em Recife. Na Série D, Novo Hamburgo iria receber o Concórdia, enquanto Hercílio Luz enfrentaria o Avenida e o Brasil de Pelotas teria um jogo contra o Barra. A Federação Gaúcha de Futebol também já havia decidido adiar todos os jogos da Divisão de Acesso do estado.
Comunicado Oficial da CBF
Devido às intensas chuvas no Rio Grande do Sul e à previsão de mais eventos climáticos severos, a CBF comunicou o adiamento de todas as partidas marcadas no Estado e que envolveriam equipes gaúchas como visitantes até a próxima segunda-feira. Esta decisão é fundamentada no estado de emergência em todo o território estadual, confirmado em documentos oficiais enviados pelo Governador e pelo Chefe da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. A CBF enfatiza que a prioridade atual é o bem-estar da população e a manifestação de solidariedade.
A entidade, enquanto administradora nacional do futebol no Brasil, reafirma seu apoio às autoridades locais e à população do Rio Grande do Sul, expressando toda sua solidariedade neste momento crítico.