Decisões Importantes em Reunião com Dirigentes
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu, após um encontro com clubes e dirigentes, utilizar as datas FIFA e ajustes nos locais de jogo para reprogramar as partidas adiadas da Série A. As mudanças ocorrem devido aos transtornos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que afetaram o andamento normal do campeonato.
Finalização Confirmada para 8 de Dezembro
Em alinhamento com os clubes, a CBF reiterou que a temporada do Brasileirão será concluída no dia 8 de dezembro. No entanto, ainda está pendente a divulgação de um cronograma detalhado com as novas datas para os jogos que foram postergados.
Janelas FIFA Utilizadas para Recuperação
Segundo o site ‘Ge’, até o final do ano, haverá quatro períodos destinados às datas FIFA, espaços de nove dias onde ocorre a convocação de jogadores para as seleções nacionais. Durante estes períodos, anteriormente previstos para pausar o Campeonato Brasileiro e evitar desfalques significativos, ocorrerão algumas partidas da Série A. As datas são:
- 3 a 11 de junho
- 2 a 10 de setembro
- 7 a 15 de outubro
- 11 a 19 de novembro
Retomada do Campeonato
Após uma pausa nas rodadas sétima e oitava em 15 de maio, o Brasileirão 2024 será retomado neste sábado, 1 de junho, com os jogos correspondentes à sétima rodada. Jogos envolvendo times como Grêmio, Inter e Juventude, previstos para a quinta e sexta rodadas, foram os mais afetados e agora estão reagendados.
Impacto em Outras Competições
A CBF também está diante de decisões cruciais relativas à Copa do Brasil, onde dois dos 16 jogos da terceira fase ainda estão pendentes: Grêmio contra Operário, com apenas a ida realizada, e Inter contra Juventude, que ainda não aconteceu.
Na esfera internacional, confrontos da Libertadores para o Grêmio contra o Huachipato, no Chile, e contra o Estudiantes, em casa, foram remarcados para os dias 4 e 8 de junho, respectivamente. O jogo em casa será no Couto Pereira, em Curitiba.
Para a Sul-Americana, o Internacional tem programado visitar o Real Tomayapo, na Bolívia, no dia 4 de junho, e depois receberá o Delfín, do Equador, no dia 8. O jogo em casa será no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma.