Para o embate desta quarta-feira (10) contra o Colo-Colo, pela Copa Libertadores, Fernando Diniz sinaliza uma possível surpresa na formação do Fluminense. Nos preparativos para o jogo, válido pela segunda rodada da fase de grupos, o técnico ensaiou uma alteração significativa: Martinelli, habitualmente volante, pode ser escalado como zagueiro no Maracanã. A mudança abriria espaço para Thiago Santos, normalmente nesta posição, migrar para o banco, com Martinelli formando dupla defensiva ao lado de Felipe Melo e Lima assumindo o meio-campo.
Essa estratégia de Diniz não é inédita no clube. Desde sua chegada, Diniz tem mostrado uma propensão a reinventar as funções táticas de seus jogadores. Thiago Santos, por exemplo, foi reintegrado ao elenco como zagueiro, após ser contratado inicialmente como volante, e recentemente renovou seu contrato até o final de 2025 sob esta nova função.
André é outro exemplo desta flexibilidade tática, atuando como defensor mesmo sendo formado como meia. Ele até participou na defesa durante um dos confrontos mais críticos contra o Boca Juniors na Libertadores.
Caio Henrique, originalmente meia-atacante, também se reinventou como lateral-esquerdo sob a orientação de Diniz em 2019, consolidando-se como titular indiscutível. Da mesma forma, Caio Paulista, agora no Palmeiras, passou por uma transformação similar no Fluminense.
Escalação Provável do Fluminense para o Duelo
Após um empate por 1 a 1 contra o Allianza Lima no Peru, o Fluminense contará com os retornos de Paulo Henrique Ganso e Germán Cano, ambos recuperados de lesões, prontos para o confronto.
Com a intenção de melhorar a qualidade de jogo na saída de bola, a escalação de Martinelli na defesa ao lado de Felipe Melo é uma possibilidade real.
Assim, o time que deverá entrar em campo pelo Fluminense é: Fábio; Samuel Xavier, Felipe Melo, Martinelli, Marcelo; André, Lima, Ganso; Marquinhos, Arias, Cano.