O Flamengo está às vésperas de oficializar a aquisição de seu mais novo reforço para a defesa na temporada 2024, o zagueiro Léo Ortiz, de 28 anos, atualmente vinculado ao Red Bull Bragantino. Segundo reportagens de André Hernan, as negociações entre o clube carioca e o time de Bragança Paulista avançaram significativamente, restando apenas formalidades para que a transferência seja anunciada.
O técnico Tite já havia colocado Léo Ortiz como prioridade na lista de reforços desejados pelo Flamengo desde o final do último ano. Assim que as conversas entre o jogador e o Flamengo começaram, o Bragantino se mostrou reticente em liberar o atleta, elevando o preço de sua liberação, o que inicialmente causou um impasse nas negociações.
Léo Ortiz, ansioso pela oportunidade de jogar pelo Flamengo, teve papel ativo nas negociações para facilitar o acordo entre os clubes. Apesar das dificuldades iniciais em conciliar as expectativas financeiras entre as partes, o Bragantino manteve-se firme em sua avaliação do jogador.
As conversas entre Flamengo e Bragantino ficaram estagnadas até o início deste mês. Durante este período, Léo Ortiz chegou a ser afastado do elenco principal, mas foi posteriormente reintegrado. Com o fechamento da janela de transferências europeia, as negociações foram retomadas e caminham para um desfecho favorável.
Léo Ortiz está previsto para se juntar a De La Cruz e Viña como um dos principais reforços do Flamengo para a nova temporada. Com uma trajetória que inclui passagens pelo Internacional, Sport e Red Bull Brasil antes de se destacar no Bragantino, onde atuou em 192 jogos e marcou 13 gols, Ortiz é visto como um acréscimo valioso para a equipe rubro-negra.