Reconhecimento do espírito esportivo e companheirismo: Lista de indicados é divulgada
A NBA divulgou, nesta terça-feira (2), os nomes dos jogadores finalistas para dois dos prêmios mais significativos da temporada 2023/24, que enaltecem atributos fundamentais que transcendem as habilidades técnicas no basquete. São eles o Prêmio de Espírito Esportivo e o Prêmio de Companheiro do Ano, ambos celebrando virtudes que destacam o caráter e a integridade dos atletas.
Espírito Esportivo em Destaque
O Prêmio de Espírito Esportivo homenageia o atleta que exemplifica de maneira ideal o fair play dentro da quadra. Cada uma das 30 franquias da NBA nomeou um jogador para a premiação, e, após essa seleção, um grupo de executivos da liga refinou as indicações para seis finalistas, representando cada divisão. A definição do vencedor será feita por votação entre os jogadores da liga. Os indicados para este ano são:
- Tyrese Maxey (Sixers)
- Jarrett Allen (Cavaliers)
- Kevin Love (Heat)
- Shai Gilgeous-Alexander (Thunder)
- Harrison Barnes (Kings)
- Tre Jones (Spurs)
Interessantemente, nenhum dos candidatos deste ano já conquistou este prêmio, aumentando a antecipação para a revelação do laureado da temporada 2023/24.
Companheiro do Ano: Os Candidatos
Paralelamente, foram anunciados os finalistas para o Prêmio de Companheiro do Ano, uma honraria que valoriza a excelência em espírito de equipe, liderança e compromisso tanto dentro quanto fora da quadra. Os nomeados para este prêmio são:
- Mikal Bridges (Nets)
- Jalen Brunson (Knicks)
- Al Horford (Celtics)
- T.J. McConnell (Pacers)
- Georges Niang (Cavaliers)
- Markelle Fultz (Magic)
- Kentavious Caldwell-Pope (Nuggets)
- Mike Conley (Timberwolves)
- Jalen Williams (Thunder)
- Harrison Barnes (Kings)
- Larry Nance Jr. (Pelicans)
- Dwight Powell (Mavericks)
Dentre os indicados, Mike Conley é o único que já foi agraciado com o prêmio, no ano de 2019.
As indicações sublinham a valorização da NBA por aspectos como o respeito mútuo, a colaboração e liderança exemplar, tanto nas quadras quanto fora delas. Com essas premiações, a liga reafirma seu compromisso em reconhecer não somente as proezas atléticas, mas também a conduta e o caráter íntegro dos jogadores. Agora, a comunidade da NBA aguarda com expectativa a divulgação dos vencedores e a celebração das histórias inspiradoras desses atletas notáveis.