Evanílson marca e sofre pênalti para Taremi decidir o título
Sporting teve o zagueiro Just expulso ainda no primeiro tempo
Brasileiro Evanílson estará na Copa América com a Seleção Brasileira
O Porto triunfou sobre o Sporting por 2 a 1 na tarde deste domingo, no Estádio Nacional de Oeiras, em uma partida decisiva da Taça de Portugal, equivalente à Copa do Brasil para os portugueses. Em um jogo bastante equilibrado, Evanílson, convocado para a Seleção Brasileira para a disputa da Copa América, marcou o primeiro gol e sofreu o pênalti que definiu o título. Taremi foi o autor do gol decisivo.
Com essa vitória, o Porto conquistou o seu terceiro título consecutivo da competição. Vale lembrar que o Sporting venceu o Campeonato Português desta temporada, mas não conseguiu superar o especialista em competições de mata-mata em Portugal. Além de Evanílson, outros dois jogadores do Porto foram chamados por Dorival Júnior: Pepê e Wendel, que o técnico Sérgio Conceição utilizou como titulares.
Primeiro tempo
O primeiro tempo começou com o Porto atacando o Sporting. Nem mesmo a superioridade da equipe lisboeta durante a temporada intimidou o time treinado por Sérgio Conceição. No entanto, quem abriu o placar foi o Sporting, campeão português. Após uma cobrança de escanteio, Just subiu mais alto que todos e cabeceou sem chances para Diogo Costa. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Sporting na decisão.
O gol aos 19 minutos de jogo não trouxe tranquilidade para o time verde de Lisboa. Isso porque o empate veio três minutos depois. O brasileiro Evanílson, convocado para a Seleção Brasileira, recebeu um presente do zagueiro Catamo e empatou o jogo. Era o primeiro gol do Porto na partida, o segundo no confronto.
O árbitro ainda marcou uma penalidade em cima do brasileiro Galeno no minuto seguinte. Contudo, com a ajuda do VAR, o pênalti foi convertido em falta. No lance, Just, o autor do gol, acabou levando o cartão vermelho. A decisão ficou empatada na primeira etapa, mesmo com chances para os dois times.
Segundo tempo e prorrogação
O início do segundo tempo foi marcado pelas atuações dos goleiros. Enquanto Diogo Costa fez uma ótima defesa logo no primeiro minuto, evitando o gol do Sporting, em seguida foi a vez de Diogo Pinto realizar duas defesas importantes em lances do Porto. Após esses lances no início da segunda etapa, o jogo passou a ficar mais truncado, sem muitas chances de gol para os dois lados, mas com uma leve vantagem para a equipe do Porto.
Com o empate, a decisão da taça foi para a prorrogação. No primeiro tempo extra, o Porto partiu para cima do Sporting. Com um jogador a menos, a equipe lisboeta, assim como fez na segunda etapa, se segurou enquanto pôde. Mas aos seis minutos, o árbitro marcou pênalti em um lance entre Diogo Pinto e Evanílson. Taremi pegou a bola, bateu e marcou. Era o terceiro gol do jogo, o segundo do Porto. Com um jogador a mais, ficou mais fácil para o Porto segurar o jogo e conquistar o tricampeonato da Taça de Portugal.