Classificação automática para a Copa do Brasil 2025: Graças ao triunfo do Palmeiras sobre a Ponte Preta nas quartas de final do Campeonato Paulista, o Santos assegurou sua vaga na edição de 2025 da Copa do Brasil. A Federação Paulista de Futebol (FPF) estabeleceu, a partir de 2023, que os cinco primeiros colocados do Paulistão têm vaga direta para a Copa do Brasil do ano subsequente. Dessa forma, sem precisar jogar, o Santos confirmou sua posição entre os cinco melhores, garantindo sua presença no torneio nacional, graças à sua forte campanha que o levou a terminar a fase de grupos em segundo lugar, agora disputando com a Portuguesa uma chance de avançar à semifinal.
Consequências do rebaixamento e ausência na Copa do Brasil atual: Após o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Santos ficou de fora da edição atual da Copa do Brasil. Houve expectativas, por parte de Andrés Rueda, ex-presidente do clube, de que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ofereceria um convite especial ao Peixe para participar da competição, o que não se concretizou devido às regras do campeonato que não preveem essa modalidade de convite.
Impacto financeiro na Copa do Brasil: Na competição deste ano, o campeão da Copa do Brasil terá a oportunidade de acumular um prêmio total próximo a R$ 95 milhões, desde sua participação na primeira fase, destacando a importância econômica e esportiva do torneio para os clubes participantes.